O que comer? O que não comer? Dieta?

fats-and-meats-lg-1

Oi pessoal,

Eu resolvi escrever um pouco sobre alimentação. Eu estou recebendo perguntas sobre nutrição e pensei que eu podia começar com o que eu venho testando e aprovando na minha dieta e como escolho meus alimentos.

Primeiro eu acho que nós mulheres devemos parar de entrar na neurose da balança. Eu quase não me peso porque o peso não significa nada gente! Tem gente que é leve leve e tem mais gordura corporal do que alguém pesado com músculo.

Pois então, voltando a alimentação: eu tentei várias dietas, suplementos e shakes, etc. Muitas dessas dietas funcionam mas todas elas têm data de validade, né? Você começa na famosa segunda-feira, segue por 1, 2, 3 meses e depois cai na tentação de novo. Eu pesquiso muito sobre nutrição e como o corpo reage aos alimentos que ingerimos então criei uma abordagem mais descomplicada focada na SAÚDE. É comida de verdade? Boto para dentro. Saiu de um pacote? Huuum, vamos ver o rótulo.

Eu aconselharia a todo mundo a checar os rótulos dos produtos na sua dispensa…Mas e aí? O que checar?

  1. Carboidratos: Eu restrinjo a quantidade de carboidrato na minha alimentação. Não é porque eu quero emagrecer (às vezes eu QUERO! haha), mas porque o nosso corpo não precisa de tanto carboidrato gente. Carboidrato = açúcar, e o açúcar dá aquela euforia, aquela energia e depois gera aquela preguiça. Por quê? Porque o açúcar no sangue vai lá em cima e de uma hora para outra cai dando aquela fominha e gula.
  2. Gordura: Eu como gordura à beça!! Dos 3 macronutrientes (proteína, carboidrato e gordura) somente o carboidrato não é essencial na nossa dieta. Nós precisamos de gordura para sobreviver. Mas não é toda gordura que é boa: corte completamente a gordura hidrogenia (margarina por exemplo) e vegetal (óleo de sementes, como canola e girassol por exemplo). O ideal é optar por gordura animal, abacate, azeite, castanhas, etc. Gordura é a maior reserva de energia que pode existir no corpo humano, então por que comer açúcar para ter mais energia? Enfim, vou escrever um post só sobre gordura.
  3. Proteína: Yes! Nós precisamos de proteína, mas em excesso acaba sendo acumulada como gordura.
  4. Fibra: Outra parte importante do alimento e SACIA em grandes quantidades! Normalmente encontrada nas frutas e vegetais.
  5. Substâncias que você não entende o nome: se você encontrar palavras enormes que não fazem sentido tente evitar o alimento. Você quer o mínimo de adoçantes,  preservativos, corantes, aditivos, etc etc.

Para resumir: eu como alimentos frescos (na maioria das vezes), eu tento cozinhar o máximo possível em casa, evito o carboidrato e como gordura em todas as refeições. Lembrem-se: a história de fat-free, 0% gordura é balela, porque as empresas cortam a gordura do produto e colocam açúcar para dar gosto.

Gordura é essencial, dá gosto aos alimentos e sacia. Vou postar os estudos e continuar escrevendo sobre isso…!

Espero que tenham gostado e postem seus comentários aqui embaixo!!

Beijos,

Bia

3 respostas em “O que comer? O que não comer? Dieta?

  1. Oi Bia! Achei muito interessante o que disse sobre a gordura. Gostaria muito de saber mais a respeito! Vou aguardar o post!!!!

    Parabéns pelo trabalho! Com certeza está ajudando muito! Eu tô acompanhando e fazendo também! É um estímulo diferente pro corpo que eu estava precisando… Parabéns mesmo!

  2. Por favor coloque algumas dicas de receitinhas. Para comer: manha. Tarde e noite. Almoço. OK. Obrigada Deus te abençoe.

    • Eu também estou nessa procura. O que comer no pré-treino pela manhã. Se como de 3 em 3 horas, etc… Muito legal o post Bia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s