A luta contra a gordura…usando gordura!

Bacon and Eggs

Quando você cozinha, você evita usar manteiga? Quando você come um pouco de carne vermelha, bate aquela culpa? “Devia ter cortado a gordura daquela picanha…”. Talvez a culpa de comer gordura saturada esteja com os dias contados! Oba!!!

De acordo com um artigo da ISTOÉ, a relação entre o aumento do consumo da gordura saturada e a incidência de doenças cardiovasculares não é baseada em evidência científica. A conclusão: não existem estudos que provam que comer gordura saturada leva a um aumento no risco de problemas de coração.

Mas, por que isso me interessa? Faz um tempo que venho lendo artigos científicos, assistindo documentários e me informando sobre nutrição. Só para lembrar: eu não sou nutricionista ou médica, mas eu tenho muito interesse no assunto (quem sabe eu não acabo me inscrevendo na Universidade um dia…). Enfim, eu venho me usando de cobaia para testar uma nova “dieta”. Gente, eu escrevo dieta, mas eu não gosto de usar esse termo porque eu não acredito em dietas, mas sim em mudanças no nosso estilo de vida. Já faz quase 2 meses que venho aumentando o consumo de gordura saturada e polinsaturada, mantendo o consumo de proteína razoável (sem exageros) e reduzindo drasticamente a ingestão de carboidratos. É claro que eu ainda como bastante verdura – isso não mudou.

Essa “dieta” é chamada de banting, low carb high fat (LCHF), ketogenic diet, primal. Eu não me importo com a nomenclatura porque eu quero mesmo é ver como eu me sinto no final das contas. O resultado:

  1. Mais energia
  2. Aumento de performance quando eu me exercito
  3. Perda de gordura
  4. Me sinto mais disposta e animada
  5. Não sinto sono depois das refeições

Eu tenho acompanhado a minha dieta com um clínico geral e meus exames de sangue estão ótimos!! HDL e LDL ótimos e triglicerídeos baixo. Eu vou continuar a postar os resultados e as minhas impressões sobre essa dieta. Para os médicos de plantão lendo esse post, eu sei que mudanças em qualquer dieta só refletem no exame de sangue depois de 6-8 semanas. 🙂  O que eu li e faz sentido sobre essa nova forma de se alimentar:

  • Gordura é a maior fonte concentrada de energia. O que isso significa? Ao invés do corpo usar o açúcar do arroz, pão, massa para usar como energia, o corpo começa a usar a gordura armazenada no corpo.
  • Carboidratos são ótimas fontes de energia rápida – não é à toa que atletas usam alimentos com bastante açúcar antes e durante eventos. Mas, quando o corpo não tem acesso ao açúcar, ele começa a usar a gordura armazenada sem qualquer detrimento ao funcionamento do cérebro. Lembrem-se: no passado nossos ancestrais quase não comiam qualquer forma de açúcar!
  • Você transforma o seu corpo numa máquina de queimar gordura – quando entramos no estado de cetose (quando o corpo usa gordura para transformar em energia). Imagina que coisa linda, meninas?
  • Você diminui aqueles picos de glicose no sangue. Você se sente cansado um pouco depois de comer aquele prato de macarrão? É porque assim que você come, você sofre um pico de glicose no sangue, mas logo depois dá aquela caída drástica. Resultado: você fica cansado e com vontade de comer mais.

Eu vou continuar a falar sobre isso, mas acho que vale à pena ler o artigo da ISTOÉ. Eu tenho lido várias coisas interessantes sobre o tópico e vou continuar postando aqui. 🙂 ISTOÉ: Nem tão vilã assim?

2 respostas em “A luta contra a gordura…usando gordura!

  1. Muito bom Bia ! Eu cortei muito carboidrato nas ultimas 3 semanas e estou mais na proteina (e salada) e gordura e ja estou vendo resultado.

    • Oi Michelle, é isso aí! Se precisar de ajuda me avisa!! O negócio para não ficar com fome é aumentar o consumo de gordura, mas nada de porcaria ou sanduíche gorduroso de fast food hein? Haha 🙂 Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s