Receitas: Arroz de Couve-Flor e Risoto de Couve-Flor

Couve-flor

Eu aposto que, se eu não tivesse contado, vocês não saberiam que essa foto não tem arroz nenhum, somente couve-flor! Quem aí é viciado em arroz branco e não gosta de arroz integral? Eu desafio você a tentar essa receita e me contar o que achou. É fácil fácil e não precisa esperar cozinhar na água como o arroz. É 100% vegetal com baixo carboidrato (5g para cada xícara de couve-flor) e muitos nutrientes!

Ao invés de só explicar como fazer o arroz de couve-flor básico, também incluí uma receita de risoto de couve-flor. Delish! Aproveitem.

Arroz de couve-flor:

Rale uma couve-flor inteira num ralador grande ou, se você tiver um liquidificador do estilo Vitamix ou Blendtec você pode cortar a couve-flor em pedaços menores e bater no liquidificador até alcançar uma consistência de arroz (não deixe bater por muito tempo senão vira purê).

Use papel toalha para secar um pouco o arroz. Enquanto isso, esquente um pouco o azeite ou óleo de côco (qualquer óleo menos o de girassol, canola, e os óleos de sementes).

Pique meia cebola e refogue no óleo quente, mexendo até a cebola começar a dourar. Esprema dois ou três pedaços de alho no espremedor e jogue quando a cebola estiver transparente. Eu adoro alho, mas quem preferir menos, coloque somente dois pedaços de alho.

Jogue o arroz de couve-flor na panela e cozinhe por aproximadamente 5 minutos ou até o a couve-flor cozinhar e ficar macia. Coloque sal a gosto e pimenta se quiser.

Voilà! O seu arroz está pronto! Coma como um substituto para o arroz comum: com o feijão, ou puro como acompanhamento para a sua refeição.

Risoto de couve-flor com linguiça e frango (serve 4):

Gente, eu adaptei essa receita do livro do Jamie Oliver: Save With Jamie. Súper recomendo.

Rale uma couve-flor inteira num ralador grande ou, se você tiver um liquidificador potente você pode cortar a couve-flor em pedaços menores e bater no liquidificador até alcançar uma consistência de arroz (não deixe bater por muito tempo senão vira purê).

Pique meia cebola, dois pedaços de alho e uma cenoura. Pique metade de um ramo de salsa bem fininho, corte 2 linguiças estilo chouriço (ou 3 fatias de bacon) e 2 coxas de frango em pedaços pequenos. Coloque todos os ingredientes numa panela com óleo quente e adicione um pouco de páprica (a gosto). Frite tudo por mais ou menos 5-10 minutos mexendo sempre.

Quem quiser mais vegetais no risoto, acrescente um pouco de abóbora ou abobrinha cozida e cortada em pedaços na panela. Se não quiser, pule para o próximo passo! 🙂 Vocês vão ver que no meu risoto eu fiz com os dois porque estava precisando comer mais vegetais.

Adicione uma colher de sopa de molho de tomate (recomendo um molho de qualidade com 100% tomate nos ingredientes e sem açúcar) junto com um cubinho de caldo de galinha. Misture tudo para o arroz de couve-flor sugar todos os sabores dos ingredientes e cozinhe por mais 5 minutos. Coloque sal e pimenta a gosto.

Para quem ama limão como eu, vale cortar umas fatias e servir o risoto com um pouquinho de salsa em cima para enfeitar. Uma delícia!

Espero que tenham gostado e até a próxima! Tchau!

3 respostas em “Receitas: Arroz de Couve-Flor e Risoto de Couve-Flor

  1. Pingback: Dicas de sobrevivência para a ceia de Natal! | Home Fit Home

  2. Cheguei ao seu site por acaso, consulta no google “arroz de couve-flor”, como substituto do arroz. Fiz ontem a sua receita, conforme descrita, e amei o resultado. Prato saboroso e, principalmente, saudável. Receita anotada e aprovadissima.

    • Oi Marta, é muito bom poder comer bem sem precisar deixar o sabor de lado, né? Eu também adoro descobrir receitas novas e saudáveis! Eu vou continuar postando receitas e vou ficar de olho nos seus comentários! Beijo, Bia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s