Como escolher o seu desodorante?

Outro dia eu escrevi um post dando dicas de como escolher os seus alimentos e uma delas é começar a ler os rótulos dos produtos que compramos. Mas o que adianta ler os rótulos dos alimentos e ignorar os rótulos dos produtos de beleza e desodorantes? DeodorantFaz um tempo que eu troquei todos os meus cremes, shampoos, a minha maquiagem e…o meu desodorante. Parece estranho, né? No início eu também achava até eu começar a ler artigos, blogs e textos científicos sobre os produtos presentes no desodorante comum. Eu sempre usei desodorantes antitranspirantes porque são os mais “eficazes”. Mas eu comecei a perceber alguns desodorantes com o rótulo anunciando “sem alumínio” e eu resolvi pesquisar qual era a diferença.

Os sais de alumínio são utilizados em desodorantes com o objetivo de criar uma barreira nos dutos sudoríparos, ou seja evitando o suor na pele. Estudos relatam que os sais de alumínio podem causar uma disrupção nos receptores do estrogênio nas células do seio. E o estrogênio pode promover um aumento de células cancerosas e não cancerosas, o que levanta dúvidas sobre o risco do uso de desodorantes antitranspirantes.

É importante lembrar que as pesquisas que apontam a direta relação entre o uso de desodorantes com sais de alumínio e o desenvolvimento do câncer de mama são inconclusivas, mas os estudos apontam um aumento do risco de se desenvolver câncer de mama.

Segundo os mesmos estudos, quando usamos o desodorante, a absorção do alumínio é de 0.012%, o que aparentemente é uma fração mínima, mas quantas vezes por dia e por semana você aplica o seu desodorante antitranspirante? Com os anos, mais e mais alumínio é absorvido pelo seu corpo.

Outra substância importante e, que deve ser mencionada, é o parabeno. O parabeno é um composto químico usado para preservar alimentos e produtos em geral. O parabeno tem propriedades parecidas com o do hormônio estrogênio. Mais uma vez nós somos bombardeados com substâncias que aumentam a produção de estrogênio ou imitam as propriedades do estrogênio.

Conclusão: eu não sou médica e nem escrevi sobre o assunto, mas vale a reflexão: a pele é o maior órgão do corpo e nós seríamos malucos de acreditar que o nosso corpo não absorveria produtos pela pele! Vamos pensar sobre os adesivos de nicotina: funcionam não funcionam? Por que o alumínio e o parabeno não seriam absorvidos pelas axilas?

Outra coisa importantíssima a considerar é que a pele é um canal fácil de absorção de substâncias que vão para a nossa corrente sanguínea. E quem é o responsável pela limpeza do nosso sangue? O fígado.

Todos os dias nós literalmente entupimos o nosso organismo com produtos químicos (pesticidas, plástico, parabeno, alumínio, inseticidas, remédios, etc). No final das contas é o fígado que fica sobrecarregado quando nós bebemos muito, tomamos muito café, comemos muita gordura trans ou açúcar ou quando ingerimos ou absorvemos muitas substâncias sintéticas.

O risco dessas substâncias químicas não para somente na disrupção hormonal, mas na saúde em geral. Eu sei que esse é um assunto que, para alguns, parece algo muito distante da realidade, afinal você acha que é saudável usando o desodorante comum. Mas, comece a pensar sobre o longo prazo e a repercussão na sua saúde. Afinal,todos nós queremos viver uma vida longa e saudável, não é verdade? O meu conselho é começar a pesquisar todas as substâncias encontradas no seu desodorante.

Eu parei de usar desodorantes comuns, e você? Eu uso ou já usei as seguintes marcas:

  • Lavera (a marca é sensacional e tem vários outros produtos feitos na Alemanha, todos são naturais e não são testados em animais)
  • Nasanta (marca australiana que eu adoro porque tem aloe vera, camomila e mentol)
  • Crystal Rock (marca americana, ótima fragrância natural para os homens)
  • Weleda (outra marca bem famosa que começou na Suíça e se espalhou pelo mundo – vale à pena pesquisar e tentar achar os produtos)

Eu pesquisei e achei algumas marcas que podem ser encontradas no Brasil:

  • Biotherm
  • La Roche Posay
  • Weleda

Fica a dica! 🙂 Algumas das minhas fontes de pesquisa:

  1. Dr Libby: Beauty From the Inside Out
  2. American Cancer Society
  3. Instituto Brasileiro de Controle do Câncer
  4. ABAL – Associação Brasileiro do Alumínio

Uma resposta em “Como escolher o seu desodorante?

  1. Eu também parei de usar esses desodorantes com alumínio. Pq as pesquisas não comprovam que pode realmente fazer mal, causar câncer, mas indicam uma possibilidade. E se há a possibilidade e eu posso evitar essa coisa, melhor. Estou usando esse de cristal, “Crystal – Desodorante Corporal”. Eu gosto do stick, comprei o em spray pro meu namorado, que também tá gostando. Comprei em Brasília, na Bioon. Juro que antes torcia o nariz quando minha mãe me falava pra experimentar esse desodorante pq achava que ia ficar fedendo ou algo assim, mas sugiro a todo mundo dar uma chance antes de torcer o nariz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s