Dicas de sobrevivência para a ceia de Natal!

0C3A4547-Edit

Você treina todos os dias, come direitinho e tenta cuidar da sua saúde, mas quando vai chegando o Natal você começa a enfiar o pé na jaca porque afinal…é Natal!

A maioria das pessoas come mais do que deveria no final do ano, talvez por causa das festas de Natal, do amigo secreto, das festas de fim de ano do trabalho e, é claro, por causa da ceia tradicional do dia 24. Mas muitas vezes nós comemos por razões emocionais ou físicas, ou talvez por pressão social.

Veja abaixo o meu guia de sobrevivência para essa época do ano:

  1. Antes da ceia de Natal (no caso aqui da Austrália nós comemoramos no almoço do dia 25), eu vou comer como qualquer dia, meu café da manhã com ovos e bacon e salada ou um shake de proteína. Nada de começar a enfiar o pé na jaca logo cedo, ainda mais porque um café da manhã cheio de açúcar faz com o que a sua insulina vá lá em cima tentando conter a quantidade de açúcar no sangue.
  2. Eu sei que no Brasil nós reunimos a família e cada um traz um prato para a ceia, então que tal levar um prato mais leve? Por exemplo, eu vou levar uma torta de abóbora sem açúcar refinado e sem glúten (postarei a receita antes do Natal, para quem quiser fazer!) e um arroz de couve-flor (receita aqui) com linguiça, couve e cebola.
  3. Eu não vou fazer rabanada, mas se você não vai resistir, uma alternativa é usar xylitol ou stevia em pó com canela para a cobertura, que tal?
  4. Eu gosto de beber que nem todo mundo, mas eu vou beber vinho tinto seco ao invés do espumante ou pro seco. Por quê? Uma taça de vinho seco tem menos açúcar do que os espumantes, vinhos doces, cerveja ou rosés da vida. Eu sei que no Brasil vai estar um calorão, então se você resolver tomar uma cervejinha gelada, por que não optar pelas variações “low-carb”, tipo a Miller Light ou a Bud Select?
  5. Eu vou comer açúcar sim, mas de preferência frutas, sobremesas sem açúcar refinado ou mel. Se eu resolver comer um pedaço de torta de chocolate, vou comer um pedaço só. Moderação é a chave e está na lista aqui embaixo.
  6. Eu não sei o que a sua família faz para o Natal, mas normalmente o brasileiro come peru, chester, presunto e bacalhau – ótimas opções para quem não quer “jacar” no dia de Natal. Eu vou optar por acompanhamentos com pouco carboidrato como saladas, vegetais e legumes, e vou deixar de comer a salada de batata ou arroz branco, especialmente porque eu quero comer sobremesa! 🙂
  7. Moderação: evite comer um pratão logo de uma vez, mastigue devagar e tome um copo d’água cheio 20-30 minutos antes da ceia para diminuir a fome. Não beba água ou qualquer líquido durante a ceia pois a água dilui as enzimas digestivas do estômago dificultando a digestão dos alimentos.
  8. Aproveite as gordurinhas do bem das nozes e castanhas e evite comer frutas secas porque elas contêm muito açúcar. Prefira a fruta fresca.
  9. Como já postei antes no meu Instagram (você pode me seguir aqui), água entre um drink e outro é essencial para a hidratação do corpo. Outra dica ótima para quem não está mais a fim de beber mas sofre a pressão social é beber água com gás e limão e dizer que está bebendo vodka com lime soda ou refrigerante.
  10. Eu vou me exercitar de manhã com a barriga vazia e de novo logo antes da ceia, de preferência antes de comer. Que tal checar o meu exercício Rapidinha para fazer ao acordar e tentar um dos meus treinos de 5 minutos antes da ceia? Você pode achar vários treinos curtos no meu Instagram (clique aqui para redirecionar ou me procure no seu aplicativo: Home Fit Home).

E no dia seguinte? Bom, aí você volta para a sua “dieta” comum, sem entrar naquela de que se você jacou no dia anterior pode jacar até o ano virar!

Espero que tenham gostado! Me contem como vocês comemoram o Natal sem se arrepender no dia seguinte! 🙂

E eu quero aproveitar para desejar um Natal maravilhoso a todos! Lembrem-se que o Natal é uma época de dar e receber!

Beijos!!

Bia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s