Ano Novo, Novas Resoluções!

0C3A5858-2

Com o início do ano novo todos nós começamos a refletir sobre o ano que acabou, o que não realizamos e o que podemos mudar no próximo ano. As resoluções de mais um ano se multiplicam e quando a gente se dá conta o ano passou e não alcançamos todos os nossos objetivos.

Para 2015 eu decidi não criar uma lista de resoluções inalcançáveis para postar no Facebook e comentar com os amigos entre um drink e outro, porque no final das contas você acaba se esquecendo da lista e continua com a sua vida normal.

Eu comecei a escrever os meus sonhos e planos com o máximo de detalhes possível num caderno. Você pode chamar de diário, livro dos sonhos, livro do futuro, resoluções de 2015, o que seja. Na verdade, eu já tinha começado a escrever sobre “o meu futuro” há um tempo atrás quando eu estava pensando em lançar o Home Fit Home e eu achei que ajudou muito. Você pode fazer o mesmo com o seu projeto de trabalho.

A proposta vem de teorias do Foresight ou Futures Studies, uma modalidade de estudo que visa estudar o passado e o presente com o objetivo de entender como o futuro pode se desdobrar e, como alcançar o nosso futuro preferido ou desejável. Uma ferramenta usada pelos futuristas é a visualização, que também é usada pelos praticantes da tradição oriental.

Parece complicado mas não é! Veja abaixo uma adaptação que eu fiz para o nosso Livro dos Sonhos ou Resoluções para 2015.

  1. Separe um caderno somente para esse exercício.
  2. Reserve um dia em que você tenha tempo! Você pode fazer esse exercício com alguém que possa te ajudar a fazer um “brainstorm” mas não vá te julgar.
  3. Faça uma análise da sua vida, o que aconteceu no passado, como você mudou e os caminhos que você tomou. Não se esqueça de lembrar dos momentos marcantes ou difíceis. Sem julgamento ou sofrimento.
  4. Agora vá para um cantinho quieto e confortável e feche os olhos. Eu quero que você respire profundamente pelo nariz contando até 4, expandindo a barriga (não o peito) e expire pela boca devagar contando até 4. Faça isso pelo menos 10-15 vezes. Durante esse exercício, tente se concentrar na sua respiração. Se você começar a pensar sobre o panetone que você comeu ou do compromisso que você esqueceu ou das férias chegando, tudo bem; mas tente voltar a sua atenção na sua respiração.
  5. Depois de realizar o exercício acima, ainda de olhos fechados comece a pensar sobre como a sua vida vai estar em 1, 2, 3 anos – você determina a linha do tempo. O que mudou? Como você se parece? Como você se sente? Você está morando na mesma casa? Está trabalhando na mesma empresa? Está namorando? Casado? Tente visualizar tudinho em detalhes como o bairro em que você vai estar morando, a cor das paredes da sua casa, o seu corte de cabelo, como você se sente no trabalho…Se você encontrar dificuldades em visualizar, faça perguntas e deixe a sua intuição te guiar.
  6. Quando você terminar a visualização, pegue o seu caderno e escreva tudo que você visualizou. Pode ser em forma de texto, imagens ou em pontos principais. Você escolhe como você vai colocar no papel, afinal esse livrinho é seu! 🙂
  7. Pronto. Você tem um futuro construído e imaginado. E agora?
  8. Desenhe uma linha do tempo no seu caderno. Se você se imaginou em 1 ano, termine a linha do tempo em janeiro de 2016.
  9. Olhando a sua linha do tempo e se imaginando no futuro que você visualizou anteriormente (exemplo: janeiro 2016), se pergunte: o que você fez para alcançar o que você alcançou? Que ações você realizou? Liste tudo também em ordem de tempo e dê prazos para as ações. Por exemplo: se você se imaginou abrindo a sua empresa e pedindo demissão do seu emprego atual, pense que passos você tomou para chegar lá – talvez o primeiro passo tenha sido abrir uma conta investimento para juntar dinheiro, ou pesquisar sobre o assunto, ou procurar um sócio, etc.
  10. Esse exercício parece bobo mas, além de divertido, é importante para darmos vida ao nosso futuro! Eu acredito que, quando escrevemos, damos um sinal a nossa mente e ao universo do que realmente queremos.

Agora você criou o seu futuro desejável e uma lista de ações realistas referentes a SUA vida pessoal.

Deixe esse caderninho na sua mesa de cabeceira e olhe quantas vezes precisar. Você está no caminho certo? Você precisa revisar algum prazo devido a uma situação inesperada? Escreva o que precisar e mude a história se precisar. O futuro muitas vezes é um coringa e nós devemos aceitar que o caminho ou as nossas ações podem mudar durante o percurso mas o objetivo final é o mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s