Quando tudo parece dar errado…o que fazer?

0C3A1906-Edit

Essa semana eu estava em Sydney a trabalho e, depois de dois dias longos, com pouquíssimo descanso e pouca comida saudável, eu me peguei olhando pela janela do avião e pensando: A vida continua, tranquila e sem estresse aqui em cima. As nuvens pareciam um mar de tranquilidade e paz.

Depois desse momento filosófico, eu aterrissei em Melbourne e me deparei com mais de 10 mensagens e 20 emails…Muitas dessas mensagens eram de arrancar os cabelos. Eu fiquei remoendo o que não saiu do jeito que eu gostaria e eu aumentei o meu nível de estresse sem necessidade. Eu não deixei a minha mente parar do momento que eu entrei no carro até chegar em casa. E aí eu me perguntei: Quando tudo parece dar errado, ou quando a vida nos oferece aqueles momentos difíceis, o que fazer?

Eu sei que os problemas nunca são maiores do que parecem…então eu comecei a relembrar as minhas próprias dicas para os meus dias de estresse….mas às vezes a gente esquece né. Então lá vai:

  1. Reconheça o problema – ao invés de negar – e entenda como o problema faz você se sentir. Sinta a dor, o estresse, encare mesmo o sentimento. Depois disso faça a seguinte pergunta: você pode resolver o problema agora? E, eu vou me beneficiar de alguma forma ao relembrar o problema? Se a resposta for não, tente esvaziar a sua mente. Se você puder resolver a situação, então vá em frente!
  2. Seja gentil com você mesmo. É muito fácil julgar o que você fez de errado, mas é muito mais difícil reconhecer o que você fez de bom. Já percebeu isso? Se perdoe e foque no lado positivo da experiência.
  3. Esteja presente. Foque a sua atenção na conversa que você está tendo com o seu marido, a sua esposa ou os seus amigos. Pare de pensar sobre o que aconteceu durante o seu dia. Em inglês a gente chama isso de “mindfulness” que significa estar presente em todas as situações, mesmo quando você está lavando a louça…rs. Mas o ser humano se acostumou a se estressar com o passado e ter ansiedade e medo em relação ao futuro. O resultado? Nós viramos zumbis andando pelas ruas sem prestar atenção ao nosso redor, somente pensando na próxima reunião ou no projeto que não deu certo do dia anterior. Você já parou para reparar nas cores ou nos prédios, ou naquela arte de rua, ou no parque perto da sua casa? #FicaAdica
  4. Beba água. Não, eu não vou dizer para encher a cara de pinga. Parece uma ótima ideia, mas você só prolonga o sofrimento porque você acha que esqueceu do problema.
  5. Quando o estresse bate, o meu estômago dá voltas e se contorce…é o estresse que faz isso. Então, não piore mais as coisas comendo um fast-food ou uma comida sem valor nutricional. Coma bastante verde e em pequenas quantidades porque o seu corpo já está lidando com o estresse, então uma refeição pesada não vai ajudar em nada.
  6. Respire. Já percebeu que quando você tem uma reunião difícil o melhor remédio é dar uma volta? É porque a gente precisa dessa pausa, a gente precisa estar em contato com a natureza. Procure uma árvore ou um cantinho verde, ou vá para o calçadão da praia se você trabalhar perto do mar e faça um exercício de respiração básico. Respire em 7 tempos pelo nariz, segure a respiração por 4 tempos e solte a respiração em 8 tempos pela boca (suspirando mesmo, fazendo barulho). Repita o exercício 4 vezes.
  7. Vá se exercitar. Tá deprê ou estressado? Eu sei que parece loucura, mas o exercício de alta intensidade ajuda e muito. Você vai suar, esquecer do problema e, ainda melhor: liberar endorfina e serotonina, substâncias produzidas pelo seu corpo promovendo uma alteração química capaz de proporcionar uma sensação de alegria. E no final ainda bate aquele sentimento de dever cumprido.
  8. Para quem não curte um exercício intenso, tente a yoga, o pilates…não importa o que você quer fazer, mas mexa o seu corpo.
  9. Prepare um chá. De preferência de camomila, gengibre ou qualquer chá que seja bom para o sistema digestivo. Não vá fazer um café pela trigésima vez…a cafeína é um estimulante e nos momentos de estresse pode causar sensibilidade no seu estômago e ainda criar mais ansiedade.
  10. Relacionamento. Dê um abraço no seu amigo, namorado, marido, pai, cachorro…às vezes a gente só precisa de um abraço amigo.

Por que isso tudo? O que isso tem a ver com a minha saúde? Porque nós somos seres complexos. Exercício não funciona sem bem estar…e o bem estar é alcançado com o exercício, com uma boa alimentação, com relacionamentos saudáveis, com uma vida com menos estresse. Ansiedade, medo, culpa, raiva são sentimentos danosos a nossa saúde e que sabotam os nossos resultados.

Das 10 dicas acima, quais você pode começar a introduzir na sua rotina? 🙂

Namaste.

Uma resposta em “Quando tudo parece dar errado…o que fazer?

  1. Bia tudo de bom o que você escreveu. Muito sincero e verdadeiro. Caiu como uma luva para mim… obrigada. Deus abençoe. Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s