Perguntas e Respostas com o Nutricionista Bruno Chlamtac

_C3A2352O Home Fit Home foi tirar algumas dúvidas com o nutricionista Bruno Chlamtac, porque afinal, nós somos bombardeados com diferentes dietas, modinhas de alimentação e acabamos nos confundindo com tanta informação.

As minhas perguntas são um resumo das dúvidas que vocês me enviam e o Bruno deu a sua opinião profissional. Eu me consultei com o Bruno quando tinha uns 18 anos, na época em que morava no Brasil. Na época eu queria perder peso…Coisas que toda mulher entende. 🙂 Desde então, eu venho acompanhando a sua página do Facebook e todas as suas receitas deliciosas.

Recentemente o Bruno lançou a Boa Mão, uma linha de alimentos preparados com produtos orgânicos e sem glúten, lactose, soja ou conservantes químicos. Eu comi e aprovei! 🙂 Vocês podem encontrar o Boa Mão no Instagram @boamaogf e no Facebook https://www.facebook.com/boamaogf?pnref=lhc

Home Fit Home: Qual é a importância da alimentação se comparada ao exercício físico quando um cliente quer atingir objetivos estéticos?

Bruno: Para obtenção de objetivos estéticos, ambos são fundamentais na obtenção de um resultado satisfatório. Acredito que 50% de importância para cada um. A alimentação correta e adequada vai lhe proporcionar o resultado esperado, mas sem a atividade física os resultados são bastante inferiores ao esperado. E a recíproca é verdadeira.

Home Fit Home: Atualmente, existem várias dietas: Paleo, LCHF, South Beach, Atkins, dieta da fruta, da proteína…Qual é a sua opinião sobre as diversas dietas?

Bruno: O melhor caminho é procurar uma dieta feita para você, com o seu nome. Essa é a melhor dieta! Aquela que respeita suas individualidades, seu ritmo de vida, sua rotina de exercícios e suas necessidades fisiológicas. Dietas da moda ou que deram certo com o vizinho tendem ao fracasso e ao efeito sanfona.

Home Fit Home: Qual é o erro mais comum identificado na dieta dos seus clientes?

Bruno: O erro mais frequente é a busca por produtos zero, diet, light, industrializados e a pouca procura por comida de verdade. Nós estamos comendo pouca comida e nos entupindo de alimentos vazios de nutrientes e com baixa caloria. Na época da vovó nós éramos mais saudáveis!

Home Fit Home: Os supermercados estão lotados com produtos lights, diet, fit para se referir a um produto saudável ou emagrecedor. Dá para confiar nos rótulos?

Bruno: Nós temos um órgão que regulariza e fiscaliza os alimentos, a Anvisa. Portanto, temos que confiar. A dica é comer menos alimentos com rótulos e mais comida de verdade. Assim não tem erro! Por exemplo: o pão tem rótulo e 20 ingredientes na composição. Já o Aipim não tem rótulo e apenas 1 ingrediente: aipim. A barra de cereal tem rótulo e diversos ingredientes, enquanto que a maçã não tem rótulo e apenas 1 ingrediente: maçã.

Home Fit Home: Quais são os alimentos considerados “saudáveis” mas que no fundo sabotam a nossa dieta?

Bruno: Diversos alimentos como: barra de cereal, iogurte zero, sopa de pacotinho, biscoito cream cracker, suco de caixa e por aí vai. Calorias vazias, sem nutrientes e na maioria das vezes lotados de açúcar, gordura ruim e conservantes.

Home Fit Home: Qual dica você dá aos seus clientes que não conseguem resistir à tentação de comer doces?

Bruno: Primeiro é necessário avaliar o paciente e verificar se há alguma deficiência de zinco, magnésio, triptofano, cromo, etc. Geralmente pessoas com deficiência destas vitaminas, minerais e aminoácidos possuem uma vontade maior por doces. Chocolate, por exemplo, é rico em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, hormônio que gera a sensação maravilhosa de prazer e felicidade após comer um chocolate. Outro ponto é avaliar a quantidade de carboidratos que a pessoa come ao longo do dia. Algumas pessoas acabam fazendo restrição de carboidratos e a quantidade de glicose no sangue diminui fazendo a vontade por doces aumentar. A terceira dica é procurar as frutas in natura, frutas secas, chocolates com maior teor de cacau, como 70% para suprir essa necessidade.

Home Fit Home: É claro que o acompanhamento com um nutricionista é o ideal na conquista de um corpo saudável. Quais dicas você pode dar para quem não pode se consultar regularmente com um profissional?

Bruno: Evite industrializados, coma comida de verdade, beba bastante água e pratique atividade física. Pesquise, leia, seja curioso e comece a conhecer o seu corpo. Hoje em dia, felizmente, o acesso a informação é muito grande.

2 respostas em “Perguntas e Respostas com o Nutricionista Bruno Chlamtac

    • Caro Dr. Bruno, Nutricionista,
      Minha filha Dra. Simone, Procuradora do Estado do RJ e minha esposa Clélia, são suas clientes e seguem as suas orientações.

      Dias antes delas terem se tornado suas clientes fiquei informado, por três páginas, da preciosidade do ovo de galinha caipira. Achei muito feliz e me entusiasmei.
      Recentemente passei a tomar conhecimento do esforço do Dr. Lair Ribeiro, Cardiologista, Nutricionista e Neurologista. Em verdade ele se notabilizou principalmente com o desenvolvimento que fez na Nutrição, Com certeza deve ser da sua relação, como colega profissional.
      Mas agora que tenho estudado muito os seus conceitos observo que faz restrição séria a ingestão do leite vaca, principalmente quando acondicionado em caixas. Não faz segredo e dia das desvantagens.
      Faz restrição aos adoçantes, dizendo que melhor até que se utilize o mascavo como substituto, se necessário.
      Pão = transgênico
      Azeite = Extra virgem, prensado e engarrafado em vidro escuro.
      Et.Etc.
      Gostaria d conhecer as suas considerações a respeito das restrições que faz a muitos itens não considerados por grande maioria dos Nutricionistas.
      Grande abraço.
      Hamilton
      Obs. Mas, sempre o recomendo aos meus amigos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s