Quer treinar mas não sabe como começar?

_C3A8493-Edit

Eu decidi escrever um pouquinho mais sobre o Home e como começar a treinar comigo, porque eu venho recebendo mensagens com dúvidas e perguntas sobre os treinos. Espero que gostem do texto 🙂

SOBRE O HOME FIT HOME

O Home Fit Home é um canal criado para levar um pouquinho da minha rotina diária para o Brasil. O objetivo é mostrar que todos nós podemos ser mais saudáveis e realizar atividades físicas sem sair de casa. Sem necessidade de usar a polaina da moda e sem precisar pagar academia. Não que eu tenha problema com quem vai à academia e usa polaina no verão…Ops! Haha…

Os treinos podem ser feitos por qualquer pessoa, seja homem ou mulher, porque nós trabalhamos o corpo como um todo. Eu acredito firmemente que mulheres devem treinar os membros superiores tanto quanto os inferiores e os homens devem deixar de lado a ideia de que treino de pernas é só para as mulheres.

COMO EU POSSO ACOMPANHAR?

O Home funciona da seguinte forma: você pode acompanhar os exercícios diários no Face ou no Insta (lá no Instagram você acaba sabendo um pouquinho mais da minha vida pessoal também…haha). Os vídeos são simples e fáceis de acompanhar, com instruções embaixo dos vídeos. Toda quinta-feira tem vídeo longo no meu canal do YouTube onde você pode treinar junto comigo. As instruções do vídeo podem ser acessadas aqui no blog.

Fora isso, você ainda pode ler as minhas dicas e posts aqui no blog, onde eu também escrevo sobre nutrição, beleza, estilo de vida e bem estar.

DÚVIDAS

Se você já treina na academia e quer intensificar a sua rotina de exercícios com o Home Fit Home, tudo bem! Não existe uma regra quanto ao que você deve ou não fazer. Ouça o seu corpo e respeite os seus limites. Muitos preferem treinar uma vez por dia, mas se você tem tempo, disposição e condicionamento para treinar duas ou três vezes ao dia, não há problema. A minha recomendação é treinar diferentes grupos musculares no mesmo dia, ao invés de martelar na mesma área o dia todo. Ou seja, se você treinou costas, bíceps e posterior de perna na academia pela manhã, procure um vídeo do Home que trabalhe mais o cardio e vice versa.

Outra pergunta comum que eu recebo é: Como eu começo? Qual vídeo eu devo escolher? A resposta é simples: comece com o treino do dia e continue a treinar comigo todos os dias na ordem em que eu posto os vídeos. Se você reparar, eu realizo exercícios que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo, mas há uma ênfase numa determinada área para cada dia.

Você também pode criar o seu próprio calendário de vídeos – é só prestar atenção no texto explicando quais grupamentos eu trabalhei mais naquele dia e colocar os vídeos numa ordem que permita o descanso dos músculos de um dia pro outro. Lembre-se: quanto mais você treinar, mais descanso você vai precisar.

Para as viciadas em treino de glúteos: eu não recomendo realizar exercícios localizados todos os dias. E sinceramente eu prefiro agachar do que ficar no quatro apoios por 1 hora. Treinos isolados têm o seu papel, mas eu acredito em treinos que trabalhem vários grupos musculares ao mesmo tempo, porque é mais natural para o corpo e, na minha opinião, dá mais resultados.

INICIANTES

Como eu sempre escrevo nos meus posts diários, quem é iniciante deve procurar um médico para uma avaliação física, especialmente se você sofrer de alguma condição médica. Para quem é jovem e saudável, comece pegando leve, sem incrementar com pesos.

Eu tento mostrar os movimentos da maneira mais clara possível, demonstrando a forma correta de realizar cada postura. Preste atenção nos vídeos e pesquise na internet se precisar. Se você precisar descansar mais entre um treino e outro, descanse.

Outra dica é escolher vídeos que parecem ser mais fáceis para você. Nós somos diferentes e o que é fácil para você, pode ser difícil para outra pessoa.

É isso gente, não tem mistério. O nosso corpo é feito para se mexer e a nossa mente vive inventando desculpas para ficarmos no sofá. Então chega de mimimi e vamos treinar!

Beijos,

Bia

11 respostas em “Quer treinar mas não sabe como começar?

  1. Bia! Eu comecei a treinar com você tem 3 semanas!
    Primeiro quero agradecer sua dedicação e solicitar que não pare!
    Eu já frequentei academia quando tinha 16 anos e fiz até uns 19, parei por conta da Universidade e o tempo começou a ficar mais curto!
    Mas eu tentei retornar, só que já estava nessa moda fitness com essa meia polaina(rs) e a academia se tornou um lugar de competição de corpos, o que não me agradava!
    Sempre quis só enrijecer os músculos e participar das outra aulas que haviam como dança e boxe, movimentar o corpo mesmo! Mas hoje em dia puxar ferro é quase filosofia de vida e não é a minha! Então desisti da academia e fui fazer Pilates (sou apaixonada), mas também precisei sair por questões financeiras! Também adoro dançar, mas próximo de mim não há escolas de dança, assim, estava ficando cada vez mais preguiçosa e sedentária e nunca fui assim ou desejei ser, estava ficando mesmo desgostosa (não do corpo, mas da vida).
    Aí pensei que, antigamente as pessoas se exercitavam sem academia e quando eu fazia algumas corridas na rua eu me sentia bem e sentia os músculos sendo trabalhados, aquela dorzinha boa. Daí resolvi procurar videos no youtube de exercícios sem aparelhos, que pudesse praticar em casa mesmo!
    Tenho que te contar que vi várias loucuras e como sempre coloquei minha saúde acima da estética não tive coragem de acompanhar, até que surgi um de seus videos para minha alegria. 😀
    Hoje tenho 24 anos e desde o dia que achei teu vídeo faço os treinos, alguns eu não me sinto ainda em forma para fazer. Também comecei fazendo um dia sim e outro não, mas agora já penso em fazer todos os dias, já que peguei o pique novamente!
    Aprendi com você que poli chinelo é um baita exercício e cansa muitooo, tipo corrida!
    Enfim, é um depoimento um pouco longo, mas achei necessário dividir com você, pra que você tenha ideia do bem que está fazendo para várias pessoas e que siga assim!
    Você me motivou e eu faço esse texto pra te motivar a continuar nesse projeto!
    Fica aqui meus votos de parabéns (atrasado), paz, saúde, disposição e alegria pra seguir sua vida e auxiliar as nossas!
    Um beijão!

  2. Biaaaaa!! Muito bom! Estou também iniciando aqui com vc e realmente a gente fica com dúvidas! Agora, tenho sentido um pouco de dor no joelho e esse exercício que quase encosta o joelho no chão eu não vou conseguir fazer… Posso trocar por outro? Qual, por favor?
    Até mais!

  3. Bia, esses treinos também ajudam no crescimento dos músculos mesmo não utilizando pesos? Sou magra e tenho um pouco de dificuldade para ganhar massa. E gosto de treinar em casa. Por isso gostaria de ter uma noção mais ou menos se serve apenas para definir ou se ajuda a crescer.
    Parabéns pelo trabalho!

    Grata!

  4. Eu posso treinar por semana? Tipo, em uma semana faço apenas um circuito que envolva todos os membros, e na seguinte trabalho de forma isolada, um dia só braço e abdômen, no outro só pernas e bumbum. O que acha?

  5. Olá Bia… Sou iniciante no seu canal, e tou gostando muito, Parabéns…
    Bom, minha estada é diferente da maioria eu creio, muitas treinam para perder gordura etc. Eu estou justamente pelo contrário, não consigo engordar, tenho metabolismo acelerado. Comecei tomar umas vitaminas e achei importante sair do sedentarismo.
    Queria pedir que fizesse um vídeo explicando mais sobre esse tema, ou se existe exercício especificamente pra ganhar a massa magra.
    Obrigado. 😘

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s