Um zoom na minha dieta – atendendo a pedidos

pexels-photo-26799-large

No dia primeiro de Janeiro de 2016 eu comecei uma dieta rígida. Eu não gosto de usar a palavra “dieta” porque normalmente se refere à restrições e fome e essa associação não me agrada em nada.

Eu continuei com essa alimentação até o início de Fevereiro e aí dei uma relaxada, sem nenhuma culpa e sem esquecer do princípio da minha dieta.

Em resumo a minha dieta segue a recomendação para quem sofre de ovário policístico: redução do consumo de carboidratos, remoção do glúten e aumento da gordura. Eu não sigo modinhas, eu faço o que é bom para o meu corpo. E se o melhor fosse comer carboidratos, eu comeria. Simples assim.

Há uns 5 anos atrás eu sofria de azia, gases e barriga inchada. Eu achava que era o meu corpo. Mas quando comecei a diminuir a quantidade de carboidratos da minha dieta, os sintomas desapareceram. Uma fatia de pão comum pode não me fazer mal, mas uma fatia de pão todos os dias me deixa inchada e de mau humor.

Mas Bia, você não come um docinho? Claro que sim. Eu sou de carne e osso como vocês e tenho vontade de comer uma besteira de vez em quando. Mas como eu não sou nada moderada, eu prefiro ficar sem, porque ao invés de comer um biscoito, eu como o pacote inteiro. Rsrs…

O bom de reduzir a ingestão de carboidratos é que eu não tenho vontade de comer açúcar, porque o meu corpo está acostumado a usar gordura como fonte de energia. E quer melhor fonte de energia do que a gordura? O problema é que estamos tão condicionados a consumir carboidratos que o corpo não precisa usar as reservas de gordura como fonte de energia.

Então eu reduzi a quantidade de carboidratos, aumentei o consumo de gorduras e de cara transformei o meu corpo numa máquina de queimar gordura! Quer coisa melhor? 🙂

Eu sei que a pergunta que não quer calar é: quais tipos de gordura você consome? A ideia é comer comida de verdade. Carne vermelha com gordura, frango com pele, bacon orgânico e sem nitrato de sódio, abacate, azeite, óleo de côco, ovos, amêndoas, castanha do pará, banha de porco e um pouco de queijo natural, desses de fazenda mesmo. Eu também comecei a comprar ossos de boi com tutano e ferver em água. Esse caldo vira a base da maioria das minhas receitas. O tutano é um dos melhores remédios para o sistema digestivo e imune. Fora o colágeno que ajuda as articulações, fortalecendo os tendões e ligamentos. Eu sou super fã, porque quando o sistema digestivo está saudável, todo o corpo agradece, incluindo a nossa pele. 🙂

Para quem sofre de ovário policístico, a indicação é manter o consumo de carboidratos abaixo de 100 gramas por dia, com a quantidade dependendo do seu caso individual. Entre o início de Janeiro e o final de Fevereiro, eu diminuí bastante a ingestão por dia e mantive dentro de 30-50 gramas. Só para constar, uma banana tem mais ou menos 30 gramas de carboidratos! Eu dei uma liberada no mês de Março, mas já estou voltando à rotina. Equilíbrio é tudo.

O segredo da alimentação saudável é esse: comer comida de verdade e ouvir os sinais dados pelo nosso corpo. O meu não tolera uma quantidade grande de carboidratos, mas o seu pode tolerar. Há pessoas que não se dão bem com carne vermelha, eu me dou muito bem! Tudo é dependente da pessoa. Nós não somos iguais e não devemos comer da mesma forma.

Não exists fórmula mágica. O que existe são indicações. Se você comer comida de verdade, evitando porcarias e alimentos de origem duvidosa, os resultados virão.

E você? Como mantém uma alimentação saudável? Escreva os seus comentários aqui embaixo.

Beijos,
Bia

 

 

 

8 respostas em “Um zoom na minha dieta – atendendo a pedidos

  1. Tá certo Bia! Se é assim que vc fica bem!
    Eu sou vegetariana! Cuido bastante da alimentação, pra estar sempre bem, assim como vc!
    Um bjo

  2. Bia,tbm tento me alimentar de forma saudável. Acho que tenho intolerância a glúten e lactose pois,fico inchada,me dá azia,fico “estufada”.Amo um pãozinho mas,realmente n me faz mto bem.Até mesmo sendo integral.Tenho procurado consumir baixa quantidade de carboidrato por conta disso.Consumo tbm legumes,verduras e frutas diversas.Como carne mas,evito as gorduras das carnes!Pois se eu comer passo mal.Além disso,tbm consumo alguns cereais integrais.Tento ao máximo manter esse equilíbrio que faz bem ao meu organismo,só sinto que preciso diminuir o açúcar!N gosto de nd muuuito doce.Mas,tem dia q fico mal humorada e ansiosa se n comer algum doce.Sendo que meu metabolismo agora que tenho feito exercícios que está melhor, um pouco mais acelerado!O que me faz ter apetite em um espaço menor de tempo do que antes qdo eu n fazia nenhum exercício.Quero mto conseguir fazer substituições para n ser tão dependente do açúcar. Pois sei que tem me prejudicado a ter melhores resultados no meu corpo e na minha saúde,principalmente.É como se meu corpo n respondesse mais aos estímulos sabe?Apesar de melhoras na musculatura,e de eu ter perdido um pouco da gordura corporal,parece que deu uma ‘estacionada’ agora.Mas,vou continuar testando e o que eu sentir que n é legal pro meu corpo vou tentando renunciar para que me sinta melhor!Adoro vc,(te acompanho em quase tds as redes…rs…só n sei seu snap!)os exercícios, amo a Aya de paixão!!Vontade de apertar td vez que ela aparece nos vídeos!!!(Que bom que ela perdeu o medo da camêra!!)Sou louca por cachorros! Rsrs…E tenho vontade de te dar um abraço de urso de tanta gratidão por vc ser essa incentivadora que n me deixa ‘titubear’ nos exercícios!! Kkk…qdo bate a preguiça,sua voz fica martelando na minha mente!!Ai levanto e vou fazer as séries!! Kkk
    Bjos queridaaaaa!!!!

  3. Olá Bia!! Muito obrigada por compartilhar sua dieta e suas idéias. Eu no momento estou entrando na reeducação, cortei o leite e estou tentando parar de comer doces (diminuir…rsrsr amo chocolate) e estou usando mais verduras e legumes. Bjs

  4. Nooooossa Bia se ja te acompanho no youtube agora então sou mais que sua fã… Me identifiquei com você. Obrigada pela sua dicas e de esta compartilhando conosco um pouco de sua rotina pra se manter em forma. Também tenho ovário polisistico e aprendir bastante com esse seu poste. Obrigada bjus fica com Deus.

  5. Oi Bia! Estou começando a acompanhar seus treinos, e estou gostando muito.
    Tenho intolerância à lactose, então não consumo muito leite e derivados, e o pouco que consumo tem que ser livre de lactose. Eu gostaria muito de reduzir a ingestão de glúten também, porém no café da manhã fico um tanto quanto refém do pão, porque pela manhã prefiro coisas salgadas ao invés das doces, então frutas não me saciam no café da manhã, e acabo comendo pão, mesmo que em pequena quantidade. O começo do meu dia também é sempre muito corrido, e muitas vezes deixo pra tomar meu café da manhã no meu local de trabalho, onde não tenho como preparar alimentos, como ovos, por exemplo. Gostaria de saber o que você ingere no café da manhã, para eu ver se tiro alguma ideia que posso adaptar para mim.
    Obrigada! =*

  6. Olá Bia, sou muito fã de pessoas como você, que colocam a saúde em primeiro lugar. Fiquei um pouco assustada com os carboidratos de uma banana – que é uma fruta que eu amo e sempre tenho em casa- mas confesso que ainda não tentei a dieta com carboidratos reduzidos. Gosto sim, de incluir muitas fibras na alimentação; e, ao contrário de você, não me dou bem com carnes (me sinto cheia e inchada). É como você mesma diz, precisamos de equilíbrio, o que funciona para mim talvez não funcione para você, ou para minhas amigas. Você sintetiza tudo o que eu acredito nos vídeos, obrigada pelo conteúdo de qualidade. Abraços 😉

  7. Olá conheci o seu trabalho hoje e gostei muito, assistir um vídeo no youtube sobre treino de bumbum muito bom mesmo. Também tenho um blog sobre dietas saudáveis quando puder faz uma visita para conhecer o blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s